A grande vantagem dos manuais em volume único é oferecer, num único livro, uma visão panorâmica do Direito Processual Civil.

O Diário indica hoje cinco manuais de Direito Processual Civil em volume único. Todos estão atualizados com o CPC/2015 e são escritos por notáveis processualistas do país.

  • Manual de Direito Processual Civil (2018): O volume único do Professor Cassio Scarpinella Bueno está apenas na quarta edição, mas já é um dos melhores manuais publicados durante a vigência do CPC de 2015. O livro foi publicado pela Editora Saraiva.
  • Manual de Direito Processual Civil (2018): O manual do Professor Daniel Amorim Assumpção Neves já estava consagrado desde a vigência do CPC/1973. Agora, o manual já está em sua décima edição. A publicação é da Editora JusPodivm.
  • Processo civil: volume único (2018): O trio de autores formado por Rinaldo Mouzalas, João Otávio Terceiro Neto e Eduardo Madruga comemora a décima edição do volume único com comentários ao CPC recheados de Enunciados (FPPC, ENFAM, CJF, FNPP) e de jurisprudência. É publicado também pela Editora JusPodivm.
  • Curso de direito processual civil moderno (2018): O manual do Professor José Miguel Garcia Medina é denso e não se contenta em apenas comentar o CPC: vai muito além. A publicação é da Editora Revista dos Tribunais.
  • Instituições de Direito Processual Civil (2017): Em suas Instituições, o Professor Antônio Pereira Gaio Junior apresenta um panorama geral do processo civil. Há capítulos desde a Teoria Geral do Processo até a Arbitragem. Foi publicado pela Editora JusPodivm.