Na data de ontem (26/08/2018), completou um ano da morte do Professor José Carlos Barbosa Moreira. O processualista e Titular de Direito Processual Civil da Universidade do Estado do Rio de Janeiro faleceu há um ano em 26/08/2017.
O Professor Paulo Cezar Pinheiro Carneiro, em discurso de homenagem a Barbosa Moreira por ocasião de sua aposentadoria, assim escreveu:
“O Prof. José Carlos uma vez, citando Carnelutti, disse que a maior glória de um Mestre não é a de ser louvado pelos seus discípulos, mas sim de ser por eles ultrapassado.
Eu me permito discordar. Primeiro porque esta missão seria absolutamente impossível de ser alcançada. Só existe um Pelé, inclusive no processo civil, mesmo depois de ter pendurado as chuteiras. Em segundo lugar porque estou convencido que a maior glória de um mestre é a de conseguir escrever no coração dos seus alunos mensagens de comprometimento com o direito, de amor a academia, de ética, de respeito aos alunos, de bem querer.
Escrever no coração das pessoas é jamais ser esquecido.”
A maior forma de homenagear Barbosa Moreira é ler sua vasta obra processual, desde os clássicos “O novo processo civil brasileiro”, “Comentários ao Código de Processo Civil (v. 5)” e “Temas de Direito Processual Civil” até os mais variados artigos publicados pelo processualista carioca.
A Academia Brasileira de Letras Jurídicas disponibilizou alguns artigos escritos por José Carlos Barbosa Moreira. O Diário selecionou alguns deles: