
O tema da “justiça multiportas” ganhou folego no processo civil brasileiro após a redação do art. 3º. do CPC/2015.
O Diário separou 4 artigos online e gratuitos que tratam do assunto:
- Desjudicialização e acesso à justiça além dos tribunais: pela concepção de um devido processo legal extrajudicial (2021): Em recente artigo, a professora Flávia Hill analisa o fenômeno da desjudicialização da solução dos conflitos no Brasil, partindo da evolução do conceito de acesso à justiça para tocar na noção de Justiça Multiportas, preconizada no artigo 3º., do Código de Processo Civil.
- Justiça multiportas: mediação, conciliação e arbitragem no Brasil (2020): O professor Leonardo Cunha trata dos meios adequados de solução de disputas no Brasil, apresentando um panorama das principais normas sobre mediação, conciliação e arbitragem no seu sistema.
- O sistema de justiça multiportas no novo CPC (2020): Marcus Vinicius Coelho trata do tema do tema como uma solução possível para o acesso à justiça.
- O Novo CPC adotou o modelo multiportas!!! E agora?! (2015): Em artigo logo após a sanção do CPC/2015, o Professor João Lessa aborda o modelo multiportas como um desafio para mudar uma cultura estabelecida entre os operadores jurídicos de resistência aos meios consensuais de resolução de disputas.
Editado por Vitor Fonsêca @vitormfonseca